Olá pessoal, tudo bem?
Estamos aqui novamente com a nossa leitura do mês e, dessa vez, escolhemos três sugestões de leituras em língua portuguesa, focando em diferentes estilos e faixas etárias.
Assim, sugerimos um clássico: “O país do Carnaval” de Jorge Amado e a publicação recente do jovem escritor contemporâneo de Brasília, João Doederlein, “O Livro dos Ressignificados”. Para os pequenos, “Joãozinho e o pé de pequi”, do escritor e poeta Augusto Niemar.
Jorge Amado é um escritor que dispensa apresentações, reconhecido e traduzido internacionalmente. Sua obra literária conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Em 1930, aos 18 anos de idade, o autor baiano escreveu seu primeiro romance, “O país do Carnaval”, romance de formação, publicado em 1931. Essa obra faz um retrato crítico e investigativo da imagem festiva e contraditória do Brasil, a partir do olhar do personagem Paulo Rigger, um brasileiro que não se identifica com o país. Filho de um rico produtor de cacau, Rigger volta ao Brasil depois de sete anos estudando direito em Paris. Num retorno marcado pela inquietação existencial, ele se une a um grupo de intelectuais de Salvador, com o qual passa a discutir questões sobre amor, política, religião e filosofia. O protagonista mantém uma relação de estranhamento com o Brasil do Carnaval, acredita que a festa popular mantém o povo alienado. Os exageros e a informalidade brasileira são motivo de espanto, apesar de a proximidade com o povo durante as festas nas ruas fazer com que ele se sinta verdadeiramente brasileiro.
João Doederlein, mais conhecido por @akapoeta, apesar de novo na arte da escrita e da poética, já demonstrou que veio para nos emocionar e para nos ensinar a brincar com as palavras e os seus significados. Por isso, em sua primeira obra, “O Livro dos Ressignificados”, ele nos brinda com um novo tipo de dicionário, nada convencional. Enfim, é um livro um tanto quanto inusitado e, ao mesmo tempo, preso dentro de nossas histórias, com pitadas poéticas.
Para os nossos pequenos, sugerimos uma releitura dos clássicos infantis realizada pelo escritor e poeta Augusto Niemar: “Joãozinho e o pé de pequi”. Uma leitura deliciosa e divertida que faz o leitor devorar as letras, as palavras, as frases… Traz uma história incrivelmente bem contada, e muito bem ilustrada, com personagens cheios de vida e toda passada num Brasil que a gente precisa conhecer e preservar – o Cerrado.
Boa leitura! Boa diversão!
Até a próxima!