Olá pessoal, tudo bem?
Esperamos que 2021 seja repleto de muita saúde, alegrias e leituras. E para começarmos o ano, a nossa dica de leitura de janeiro é dedicada à literatura brasileira contemporânea com a obra Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva.
Feliz Ano Velho foi o primeiro livro de Rubens Paiva, publicado em 1982 e grande sucesso de vendas na época. Trata-se de um romance autobiográfico que narra a vida de um jovem universitário num contexto histórico de abertura política e redemocratização do Brasil. Tal como seu país, a vida do narrador Marcelo passou por profundas transformações após um acidente que tirou a sua capacidade de movimento e de controle do seu próprio corpo. Como lidar com o fato de não poder mais andar com suas próprias pernas? No entanto, para além da tragédia pessoal, é um livro de superação e mudanças, representação da irreverência e da determinação da juventude. Diante de novos desafios, Marcelo aprende novas formas de se manter em movimento.
Uma narrativa reflexiva que nos faz pensar sobre as coisas mais simples da vida, nos obriga a lidar com as dificuldades, com as mudanças e nos faz revisitar memórias vividas, livros lidos, músicas, filmes, amigos queridos e dias felizes de anos velhos… Com isso, Marcelo Rubens Paiva supera um dos momentos mais difíceis de sua vida. Por isso, para virar essa página, escreveu “Feliz Ano Velho”. Ou como imortalizou Belchior: “Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”!
Boa leitura!
Até a próxima!