COVID 19 – FAQ PT

 

 

Reunimos neste FAQ as principais dúvidas quanto ao nosso protocolo de retomada das atividades pedagógicas em modo híbrido no LFFM. A versão em vigor pode ser consultada AQUI.

Nós o atualizaremos com frequência. Assim, se você não encontrar aqui a resposta a sua pergunta, você pode nos contactar pelo e-mail accueil@lyceefrancaisbrasilia.com 

ATENÇÃO : As medidas adotadas hoje estão suscetíveis à mudança em função das condições sanitárias e das decisões tomadas pelas autoridades locais, a AEFE e a Embaixada da França em Brasília.

 

RETOMADA PRESENCIAL E PROTOCOLO SANITÁRIO

As atividades pedagógicas em híbrido foram retomadas no LFFM em 26 de outubro de 2020. Depois desta data, evoluções foram propostas e implementadas para a organização das cargas horárias em presencial. As grades horárias do modo híbrido atualmente em vigor para o primário podem ser consultadas AQUI . Para o secundário, as grades horárias podem ser consultadas no espaço pessoal do ENT.
Não, para as famílias que assim o desejarem, atividades on-line síncronas e assíncronas serão propostas.
Sim. Todos os dias, as crianças terão atividades on-line previstas. As crianças cujas famílias tiverem optado para que sigam atividades em presencial terão, durante o contraturno, uma vídeo-conferência. As crianças que não vêm à escola terão acesso às diferentes atividades feitas em presencial. O detalhamento das aulas/atividades previstas para cada grupo podem ser consultadas nas grades horárias disponíveis AQUI para o primário e, no PRONOTE e no espaço pessoal do ENT, para o secundário.
No momento nenhuma data pode ser determinada para a retomada de todas as atividades pedagógicas presencialmente. No mais, as determinações oficiais em vigor não nos permitem aumentar nossa oferta de presencial. Estamos vigilantes e em função das orientações recebidas das autoridades locais e francesas e das condições sanitárias, evoluções podem ser propostas.
Serão aceitas máscaras descartáveis e as de tecido reutilizáveis desde que, conforme recomendações da Nota técnica 34/2020 cubram totalmente a boca e o nariz e estejam bem ajustadas ao rosto, sem espaços nas laterais. O uso de máscara é obrigatório para todos (funcionários administrativos, professores, alunos e pais de alunos (autorizados somente para os PS)) no interior da escola. caso não esteja usando máscara, a entrada da criança ou do adulto não será autorizada.
De acordo com o Decreto nº 40.939, de 2 de julho de 2020, os horários de entrada e de saída serão escalonados. Os diferentes níveis entrarão e sairão por portas distintas para maior fluidez. Horário de entrada dos alunos: Manhã : 7h45 para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio (saída às 11h ou às 12h); 8h15 para o Ensino Fundamental 1 (saída às 11h30); 8h30 para a Educação Infantil (saída às 11h30 ); 8h45 para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio (saída às 12h). Tarde: 12h45 para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio (saída às 16h ou às 17h); 13h15 para o Ensino Fundamental 1 (saída às 16h30); 13h30 para a Educação Infantil (saída às 16h30 ); 13h45 para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio (saída às 17h). Atenção: É muito importante que os horários de entrada e saída da escola sejam respeitados. A eficiência do protocolo implementado depende disso! OBS: os alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 que não vêm de van devem ser acompanhados por um responsável até o momento da tomada de temperatura e passagem do portão. Ele poderá então deixar a criança uma vez que as verificações forem feitas.
O protocolo determina que a regulamentação em vigor seja adotada pela escola. Assim, atualmente, o distanciamento físico entre cada aluno é de 1,5m. O número de alunos em sala pode então ser diferente em função das salas disponíveis para cada aula.
No contexto do Primário, alguns arranjos poderão ser feitos, na medida do possível. Os pedidos devem ser encaminhados à direction.primaire@lyceefrancaisbrasilia.com e os casos serão analisados um a um.
Os tempos de recreio serão escalonados em 3 turnos. Esses tempos serão sempre monitorados por dois adultos. Jogos foram previstos para que as crianças possam correr e brincar, sempre respeitando as regras de distanciamento. No momento, nenhum intervalo de recreio está previsto para o secundário, por segurança sanitária.
O lanche, de responsabilidade das famílias, será consumido em sala para a Educação Infantil e em área externa para o Ensino Fundamental 1, cada aluno em um espaço individual. No momento, os lanches não estão autorizados para os alunos do secundário, além da garrafa de água. Excepcionalmente, os alunos podem pedir aos monitores que completem suas garrafas de água.
Paras as classes de Educação Infantil: material escolar individual e 2 mudas de roupa fornecidas pela família no primeiro dia. Para as classes de Ensino Fundamental 1: material escolar individual fornecido pela família no primeiro dia. Para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio: nenhum material ficará na escola. O uso dos armários não será autorizado por enquanto.
Tanto para as classes de Educação Infantil quanto de Ensino Fundamental 1, as famílias devem fornecer todos os dias um “kit” contendo: 3 máscaras descartáveis ou em tecido (se em tecido, prever 1 bolsinha para guardar as máscaras usadas) por meio-período, uma garrafa de água, lenços de papel descartáveis, saquinhos plásticos (para descarte dos lenços), um lanche (fruta, biscoito em embalagem). OBS: Alguns professores propuseram aos alunos que levem seus livros para casa para os dias em que suas atividades serão em remoto. É muito importante trazê-los de volta nos dias indicados para que possam trabalhar em sala de aula respeitando o protocolo em vigor. Para as classes de Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, as famílias devem fornecer todos os dias um “kit” contendo: 3 máscaras descartáveis ou em tecido (se em tecido, prever 1 bolsinha para guardar as máscaras usadas) por meio-período, uma garrafa de água, lenços de papel descartáveis, saquinhos plásticos (para descarte dos lenços). Excepcionalmente, os alunos podem pedir aos monitores que completem suas garrafas de água.
Os empréstimos de livros da BCD e do CDI foram retomados. Para o Ensino Fundamental 1 e Educação Infantil, a organização destes empréstimos é feita pelos professores de cada turma, com ajuda da BCD para a seleção das obras. Para o Ensino Fundamental 2 e o Ensino Médio, o CDI fez uma chamada aos alunos que podem então se inscrever para receber livros na semana seguinte para ler em casa.
Todos os dias uma limpeza completa das salas de aula e do material pedagógico será feita durante a pausa de almoço. Cadeiras e mesas também serão limpas pela manhã. Às Quarta-feiras serão reservadas à limpeza completa de todos os espaços. A ventilação das salas será forçadas com auxílio de ventiladores durante 15 minutos antes da chegada das crianças e durante o recreio.Durante as aulas, portas e janelas serão mantidas abertas.

- Lavar as mãos com frequência;
- Manter os espaços limpos e arejados;
- Evitar contatos físicos;
- Não dividir objetos de uso pessoal;
- Quando tossir ou espirrar, cubra seu nariz e sua boca com um lenço ou um braço, e não com suas mãos;
- Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca sem higienizar as mãos ;
- Usar máscara o tempo todo;
- Caso apresente sintomas, consulte um médico.
Não. Todos os funcionários foram submetidos a um exame por um médico do trabalho que determinou a necessidade de um teste do tipo RT-PCR e também se o funcionário estava apto ou não a retomar suas atividades presencialmente.
Não temos, no momento, nenhuma orientação oficial. As informações estão disponíveis e foram publicadas pela AGÊNCIA BRASÍLIA, a agência de comunicação pública do GDF, e acessíveis neste LINK . A notícia explica que os professores, assim como os agentes de segurança, foram incluídos nos grupos prioritários do DF, em 4ª posição.
Não. Com o objetivo de proteger os outros alunos e os funcionários da escola, pedimos às família para manter em casa crianças que apresentam um ou mais dos sintomas sugestivos (tosse, espirros, falta de ar, dor de garganta, cansaço, distúrbios digestivos, sensação de febre, etc.). Vale lembrar que pedimos aos pais para controlar a temperatura das crianças antes de virem à escola e que um programa de ensino remoto também está previsto.
(e ele deve seguir as aulas em remoto durante esse tempo?) Se um membro da família apresenta um ou mais dos sintomas sugestivos (tosse, espirros, falta de ar, dor de garganta, cansaço, distúrbios digestivos, sensação de febre, etc.), é possível que a criança esteja infectada sem apresentar os sintomas. Para proteger os outros alunos e os funcionários, é recomendado que a criança fique em casa. Ele poderá acompanhar durante esse tempo, na medida do possível, as atividades proposta on-line.
Se seu filho (a) apresentar um ou mais dos sintomas sugestivos da doença (tosse, espirros, falta de ar, dor de garganta, cansaço, distúrbios digestivos, sensação de febre, etc.), ele(a) será isolado(a) em uma sala da enfermaria e vocês serão chamados para vir buscá-lo(a).
Sim. Desta forma a escola poderá prevenir os pais dos alunos e os funcionários que podem ter estado em contato com a criança doente.

REABERTURA DO LFFM

O LFFM é uma escola conveniada AEFE-APE. A APE é o órgão gestor, ela é responsável frente à justiça e ao direito brasileiro. Ela é também o empregador para todos os contratos locais. As instâncias da escola se manifestaram favoravelmente ao protocolo de reabertura em modo híbrido proposto, ou seja, o modo de funcionamento no caso da retomada de algumas atividades presenciais. Em seguida, a APE, enquanto órgão gestor, teve de decidir se a reabertura da escola ocorreria, efetivamente, nos moldes definidos pelo protocolo aprovado. A Assembleia Geral Extraordinária foi convocada já que enquanto Associação, os membros respondem coletivamente pelas decisões e atos realizados no LFFM. No dia 15 de outubro de 2020, a Assembléia Geral Extraordinária da Associação de Pais de Estudantes do Lycée Français François Mitterrand se pronunciou favorável à reabertura do LFFM a partir de 26 de outubro de 2020.

 

Não encontrou a resposta a sua pergunta? Contacte-nos pelo e-mail accueil@lyceefrancaisbrasilia.com